sexta-feira, 21 de novembro de 2008

O Impacto da Globalização no Comércio



Resumo


Este Blog foi criado com uma visão otimista da globalização do comércio na América do Sul, procuramos enfatizar as melhorias e vantagens no comércio adquiridas com a criação do MERCOSUL. Certos de que a proposta inicial ainda não foi atingida, pois ainda falta um longo caminho.

Deixamos este pequeno espaço para consulta e discussões, pois todo trabalho merece e deve ser criticado.


O MERCOSUL


O pós Guerra fria fez emergir alguns blocos econômicos ao redor do planeta, a União Européia, o Nafta e a Bacia do Pacífico, onde logo após surge o MERCOSUL com Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

A economia cresce após a Segunda guerra mundial, porém é abalada com a crise do petróleo que provoca recessão e inflação alta nos países de primeiro mundo nos anos 70. Também nesse período surgem novos métodos e técnicas na produção. Há a redução de mão de obra com os processos de automação, robotização e terceirização.

Devido ao surgimento das novas matérias-primas e novas tecnologias com o advento da informática, da biotecnologia e química fina, obriga-se a investimentos pesados, pois os novos equipamentos vão caindo em desuso.

Surge a Globalização da Economia, pois começam a busca de condições financeiras e maiores mercados em outros países.

A partir de uma nova ordem econômica são criados os megas blocos econômicos: APEC, Nafta entre outros, foi quando Brasil e Argentina pensam na formação de um bloco Sul Americano.

Foi quando os dois países começaram a se reunir com o objetivo de criar um programa de integração e cooperação econômica em 1985, onde mais tarde em 1991 Uruguai e Paraguai aderem ao projeto que prevê uma região de livre comércio sem tarifas alfandegárias entre os mesmos, uma taxação comum para produtos importados de países que não pertença a esse programa e mais tarde a circulação livre de bens, serviços e maior integração da cultura e educação.

Posteriormente outros países foram aderindo ao MERCOSUL. A Bolívia em 1996, Chile em 1996, Peru em 2003 e Colômbia e Equador em 2004, onde se estabelece por acordos bilaterais. A Venezuela torna-se pais membro em 2006 (http://www.tvcultura.com.br/aloescola/historia/cenasdoseculo/nacionais/mercosul.htm).


O mercado do MERCOSUL


Os países Membros possuem diferentes condições econômicas e geopolíticas. O bloco congrega uma população de mais de 200 milhões de habitantes, dos quais 80% se encontram no Brasil, e um PIB de um Trilhão de dólares, que se destaca como atualmente a quarta área geoeconômica do mundo (site do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comercio Exterior).


Crescimento Comercial Intrazona


Com todas as diferenças e crises vividas pelos países a dinâmica comercial do MERCOSUL modificou para melhor o padrão de articulação das economias da região. Pode-se considerar que quanto aos seus objetivos no plano comercial o MERCOSUL é relativamente bem sucedido, pois o comércio INTRAMERCOSUL cresceu cerca 336% até 2002 desde sua criação, segundo dados da Secretaria Geral da ALADI (Associação Latino-Americana de Desenvolvimento e Intercâmbio). Com isso o comércio cresceu de U$$ 4.1 bilhões em 1990, para U$$ 20.5 bilhões em 1997 que foi um recorde, pois devido à desvalorização cambial brasileira houve um declínio, em 1999 U$$ 20.5 bilhões e depois U$$ 18.2 bilhões em 2000 (Vilmar Rocha – 2002).

O Brasil tem se destacado entre os países do MERCOSUL, com um aumento percentual considerável nas negociações comerciais, atingido a cifra de US$33,97 Bilhões no ano de 2007 (http://www.mercosul.gov.br/principais-tema-da-agenda-do-mercosul/dados-basicos-e-principais-indicadores-economicos-comerciais/evolucao-recente-do-comercio-intrazona/).

Em função do desempenho do Brasil com os países do bloco, mostraremos alguns indicadores comerciais:

Intercâmbio Comercial Brasil-Argentina (Gráfico -2003 a 2007)
FONTE: Elaborado pelo MRE / DPR / DIC - Divisão de Informação Comercial,tendo por base os dados do MDIC /SECEX / Sistema Alice.


Intercâmbio Comercial Brasil-Uruguai (Gráfico -2003 a 2007
FONTE: Elaborado pelo MRE / DPR / DIC - Divisão de Informação Comercial, tendo por base os dados do MDIC /SECEX / Sistema Alice.


Intercâmbio Comercial Brasil-Paraguai (Gráfico -2003 a 2007)
FONTE: Elaborado pelo MRE / DPR / DIC - Divisão de Informação Comercial, tendo por base os dados do MDIC / SECEX / Sistema Alice.


Intercâmbio Comercial Brasil-Venezuela (Gráfico -2003 a 2007)
FONTE: Elaborado pelo MRE / DPR / DIC - Divisão de Informação Comercial, tendo por base os dados do MDIC / SECEX / Sistema Alice.


Segundo Vilmar Rocha (2002) o MERCOSUL transformou a vida das sociedades envolvidas para melhor, no campo econômico, educacional, cultural, político e social. E também vem fazendo um lugar multipolar e diverso em seus interesses e visões a cerca da pluralidade que é imprescindível as relações internacionais contemporâneas. Onde procura enfatizar que o MERCOSUL deixa de ser um experimento de integração econômica e em seu projeto possui a dimensão da política, da identidade que se constrói com paciência e determinação ao longo do tempo. Para que um dia possa existir um verdadeiro mercado comum, que seja uma sociedade internacional onde todos tenham lugar, principalmente os mais fracos que geralmente são esquecidos.


Referências Bibliográficas

:

CASTRO, Moacyr Werneck de. A Máscara do tempo - visões de uma era global s.l.: Ensaio,s.d.


IANNI, Octávio. Teorias da Globalização. s.l. : Civilização Brasileira, l996.


MAGNOLI, Demétrio & ARAÚJO, Regina. Para Entender o MERCOSUL. São Paulo: Moderna, 1994. (Polêmica).


MAGNOLI, Demétrio Martinelli. O que é Geopolítica. São Paulo: Brasiliense, (PrimeirosPassos,l83).


MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO , INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR. Sitio. Interna. Negociacões internacionais.O mercado do mercosul. Disponível em: http://www.desenvolvimento.gov.br/ .Acesso em : 20 novembro 2008.


MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES. Principais temas da agenda do mercosul. Dados básicos e principais indicadores econômicos comerciais. Disponível em : http://www.mercosul.gov.br/ . Acesso em : 20 novembro 2008.


O MUNDO HOJE 95/96 - Anuário econômico e geopolítico mundial. São Paulo: Ensaio Movimento De Idéias, s.d.


TV CULTURA. Alô escola .História. Cenas dos séculos . Nacionais . Mercosul. Disponível em: http://www.tvcultura.com.br/ .Acesso em : 20 novembro 2008.



Nenhum comentário: